O R.U.

sexta-feira, 13 de julho de 2012



Achei que seria interessante fazer uma publicação sobre o Refeitório Universitário da UFPE. Alguns alunos do nosso curso frequentam bastante o “restaurante”, sabendo que lá irá encontrar uma refeição saudável, completa, gostosa e com preço acessível. E, querendo ou não, o RU faz parte da minha “trajetória universitária”.

O restaurante tem capacidade para oferecer 3.800 refeições - sendo três mil almoços e oitocentos jantares. Os alunos que estiverem cadastrados pagam uma taxa de R$ 3 por refeição, enquanto os visitantes pagam uma taxa um pouco maior, não tenho certeza quanto o valor, mas é de aproximadamente R$ 5  no almoço. A instituição também cadastrou alguns alunos de baixa renda para que eles tenham isenção total da taxa no almoço.

As 3.800 refeições diárias só irão beneficiar 13% dos alunos, uma vez que só no campus Recife são cerca de 30 mil estudantes.



Para quem não conhece, você irá encontrar diariamente feijão, macarrão, e arroz (estão sempre no cardápio), duas opções de saladas (geralmente uma crua e outra cozida), duas opções de carne (que variam todos os dias), uma sobremesa (gelatina, mousse ou alguma fruta), um copo de suco e água à vontade. Nas sextas é servida uma feijoada como opção de carne. Sendo todos esses alimentos fiscalizados pelos estudantes do curso de nutrição.

Pronto, se você é um estudante ou professor na nossa querida universidade, irá encontrar no RU uma refeição básica e gostosa. Agora vem o “porém...”.

PORÉM, para você entrar no RU, sentar e se alimentar, você tem que encarar filas imensas, no início, cerca de três filas, e ainda na saída pega mais uma pequena para levar os pratos.
Chegando ao refeitório, uma fila para poder pagar os três reais, no horário de pico (11:30 – 13:30) se prepare para esperar pelo menos uns 20 minutos nessa. Hehehe



Depois você se depara com a fila de entrada, mais uns 20 minutinhos de espera, garantido. Após passar por esses dois estágios, você está perto do seu almoço. Aproximadamente 15 minutos na fila para pegar a bandeja e encher o prato! Hehehe. É isso mesmo gente, quase uma hora de fila!! É uma luta, um absurdo. Falta organização nessas filas. Muitas pessoas são usuárias do RU, mas, infelizmente, para isso precisam enfrentar filas enormes.




Durante protesto em frente ao RU, estudantes compararam os preços de outros restaurantes universitários































Fonte

Luciana Souza Ramos

0 comentários:

Postar um comentário