Nosso humor é reflexo da nossa alimentação!

terça-feira, 10 de julho de 2012

Semana passada, 06 de julho, o programa jornalístico Globo Repórter, do canal Globo, abordou um tema sobre a influência que nossa alimentação tem sobre o nosso humor. Me interessei em assistir, pois sempre acreditei nesta associação. Entretanto, eu apenas pensava do ponto de vista de que quando comemos aquilo que gostamos muito, sentimos uma grande alegria e ficamos dispostos a fazer as atividades do dia, e quando o contrário acontece, ficamos altamente irritados e impacientes. Assistindo ao programa, percebi que não é tão simples assim. Há alimentos específicos em atingir nosso estado emocional.
A depressão, hoje, é uma doença a qual milhares de pessoas no mundo todo sofrem. Ela afeta o equilíbrio emocional e o organismo, trazendo desânimo e falta de energia.
Alguns cientistas acreditam que o aminoácido essencial triptofano, pode ser importante no funcionamento do cérebro por estimular a produção do neurotransmissor serotonina, que auxilia na redução das sensações de depressão. 
Alimentos com vitaminas do complexo B, ajudam a combater o quadro da doença. Como exemplo,  a falta de folato, vitamina do complexo B,  geralmente possui relação aos casos de depressão. os ácidos graxos ômega-3 também atua como um fator importante nos índices de humor.





Frutos do mar, peixes gordurosos, aves, banana, laticínios, ervilha, aspargo, lentilha, folhas de salada e batata são fortes alimentos que estão associados ao tratamento da depressão.
Vale lembrar que além de tratar, se alimentar de modo saudável nos previne, acima de tudo!


Acho que vale a pena nos esforçarmos, e aliás, comer bem não exige tanto sacrifício assim né.. é apenas questão de hábito! É um costume que eu também pretendo adotar em minha vida, pois percebo o quanto me sinto disposta e de alto astral quando como coisas nutritivas. Sei que o efeito placebo também ajuda no fato de me sentir saudável por comer frutas e verduras... mas a verdade é que existe uma vantagem real nesta história...




Por: Duanny Soares


Fonte: Site How Stuff Works.

0 comentários:

Postar um comentário