Café: sociologicamente falando

segunda-feira, 9 de julho de 2012
Há quem diga que o café é apenas uma bebida... Entretanto se analisarmos sob o ponto de vista sociológico, o mesmo possui um valor simbólico dentro da nossa vida cotidiana. Segundo o sociólogo Anthony Giddens, o ato de tomar café é muito mais importante que o seu consumo propriamente dito. Ele é um fator influente nas relações sociais.

Esta bebida, normalmente, é o motivo de um encontro, onde reúne pessoas, e assim, se inicia uma interação social. Exemplo disto, é quando duas pessoas marcam para bater um papo, tomando um café.


Ainda, segundo um artigo de Giddens, este produto à medida que aumenta sua popularidade, torna-se politizado e um assunto de marketing. Assim como liga pessoas de diferentes origens sociais, onde o consumo se dá consideravelmente em países ricos, mas seu cultivo é proveniente de países pobres.

Hoje as pessoas possuem à sua frente vários tipos de café, do longo ao ristretto, com leite ou sem-leite, descafeinado ou orgânico, e assim por diante. Há café para todos os gostos!!! Qual é o seu?

Hummm... agora deu vontade de tomar um cafézinho...


Por: Duanny Soares

Fonte: Site Café com Sociologia.


0 comentários:

Postar um comentário