Doce de Leite é simples

sexta-feira, 13 de julho de 2012


No ano passado, quando estávamos no segundo período, nossa turma tinha algumas aulas práticas pela disciplina Química dos Alimentos. Essas aulas eram realizadas em um laboratório no prédio de nutrição, onde éramos acompanhados por ótimas professoras. Enfim, quero contar aqui pra vocês uma experiência bem interessante que tive em uma dessas aulas.

O dia em que aprendi a preparar o doce de leite. A professora estava explicando sobre a Reação de Maillard e a preparação do doce de leite seria um dos exemplos práticos que ela estava mostrando para a turma.

Um resumo rápido para refrescar a memória de todos: “é uma reação química entre um aminoácido ou proteína e um carboidrato reduzido, obtendo-se produtos que dão sabor, odor e cor aos alimentos. O aspecto dourado dos alimentos após assado é o resultado desta reação de Maillard”.
O doce de leite é um alimento obtido pelo cozimento de sacarose adicionado ao leite, pegando coloração, consistência e sabor em função de reações de escurecimento não enzimático.

Quando eu preparei, comecei cozinhado o açúcar até ele se caramelizar totalmente. Em seguida adicionei o leite. Quando coloquei o leite, o “caramelo”, que tinha se formado, se endureceu rapidamente. Daí, é importante ficar sempre mexendo, e raspando o fundo da panela, onde se encontra o “caramelo” duro. Com o passar do tempo (uns 50 minutos mexendo) esse caramelo vai se soltando e dando cor ao leite aquecido.

Eu lembro que fiz esse doce de leite duas vezes em sala de aula. Pois a primeira tentativa não tinha dado certo por que o leite estava ruim, segundo a professora. Mas na segunda tentativa ficou tudo OK. Eu adorei o resultado, não sei se os outros alunos se lembram, mas essa experiência me marcou mesmo. Não sabia que era tão simples fazer doce de leite.

Desde então, eu quis tentar essa receita em casa, mas sempre vou deixando pra depois e acabo nunca fazendo. E pra piorar me dei conta que não lembro a quantidade exata de cada ingrediente. Enfim, foi só a lembrança de uma experiência que eu queria dividir com vocês.







Luciana Souza Ramos

0 comentários:

Postar um comentário