Alimentos priorizados durante a gestação

sexta-feira, 13 de julho de 2012

A  nutrição desempenha um papel muito importante na gestação, pois com uma nutrição saudável e equilibrada pode-se garantir um bom desenvolvimento para o bebê.

Muitas vezes escutamos aquela velha história de que a gestante deve comer por dois, mas não é verdade, por isso que a dieta da futura mamãe deve ser balanceada e nutritiva para que o bebê tenha um bom desenvolvimento, mas nuca dobrada, pois o aumento de peso excessivo da gestante pode trazer sérios problemas de saúde, tanto para a mãe quanto para o bebê.




Devem ser acrescentadas aproximadamente 300 calorias diárias na alimentação, porém nunca provenientes de doces e frituras. A alimentação de uma gestante deve ser composta principalmente por frutas, verduras, fibras e proteínas, tudo bastante saudável e balanceado. Entretanto, esses valores podem mudar dependendo do caso, pois existem vários, como gestantes mais magras ou mais gordas, diabéticas, grávida de gêmeos, entre outros, e cada caso deve ser acompanhado por um especialista; sendo referenciada aqui uma gravidez normal.

Além disso, não se pode fazer desse valor (300cal) uma regra. Sendo que o importante é que a futura mamãe tenha uma dieta balanceada, e que não supere seu aumento de peso em 1kg por mês.

Aqui vai uma lista com alguns alimentos priorizados na gestação:

- Proteínas

As proteínas são os blocos construtores do seu corpo e também do bebê, por as proteínas são tão importantes na dieta da gestante e não devem ser relegadas ao segundo plano durante toda gestação. Sendo imprescindível lembrar que durante a gravidez não se deve consumir suplementos protéicos do tipo utilizado por quem faz ginástica, pois podem ser prejudiciais ao bebê e não trazem nenhum benefício para a gestante.

- Frutas, verduras e legumes

São alimentos essenciais na dieta da futura mamãe, devido às vitaminas e sais minerais que contêm. E algumas verduras como o espinafre são excelentes fontes de ferro e ácido fólico que é um nutriente indispensável para a formação do sistema nervoso fetal.

- Carboidratos

Os carboidratos são o combustível do corpo, e por isso são tão importantes nesse momento em que o organismo enfrenta a tarefa de gerar um bebê. As principais fontes de carboidratos são as massas, os cereais e os tubérculos. Apesar disso, é necessário muito cuidado no consumo desse grupo de alimentos, pois embora indispensáveis, eles podem levar ao ganho excessivo de peso.

- gorduras

As gorduras são essenciais para o funcionamento do corpo, mas não as gorduras presente nas frituras já que essas só fazem mal ao organismo e não tem nenhum valor nutricional. O corpo precisa da gordura presente, por exemplo, no azeite de oliva extra virgem que pode e deve ser consumido durante a gravidez.

- Cálcio

A ingestão do cálcio no período gestacional é vital para a boa formação fetal, além de ser indispensável para o bom funcionamento do organismo materno. Isso porque caso a mãe não consuma uma quantidade de cálcio suficiente, o feto irá retirar sua cota das reservas maternas. Á curto prazo, essa situação resultará em queda de cabelo e unhas fracas, mas a longo prazo poderá desencadear o enfraquecimento dos dentes e osteoporose. Já está comprovado também que uma gestante com baixos níveis de cálcio está mais sujeita a sofrer da chamada toxemia, doença que antigamente era conhecida como pré-eclâmpsia e pode levar ao parto prematuro e até a morte. Por tudo isso é vital que a futura mamãe não esqueça de incluir em sua dieta leite desnatado (o ideal são quatro copos por dia), iogurte e queijos brancos como ricota e minas.

- Vitamina C

Essa vitamina é indispensável para a formação óssea do bebê e não deve ser deixada de lado em nenhum momento durante a gravidez. A presença dessa vitamina no organismo também é responsável pela boa absorção do ferro. A forma ideal de consumir a vitamina C é a ingestão da laranja inteira e não só do suco já que assim a gestante estará consumindo também uma boa quantidade de fibras. E não é só de cítricos que vive a vitamina C; Brócolis, repolho, couve flor e frutas vermelhas como amoras também são ótimas fontes de vitamina c.

- Ferro

Todo mundo precisa de ferro para viver, mas ninguém precisa desse mineral tanto quanto as gestantes. Isso porque o ferro é o responsável pela produção das hemácias, que são as células vermelhas do sangue. Com o aumento da quantidade de sangue circulando no corpo da grávida, aumenta também a sua necessidade de ferro. Vale lembrar que a falta de ferro é uma das causas da anemia, por isso o consumo de espinafre, carne vermelha e feijão é indispensável durante a gravidez.

- Ácido Fólico

Esse nutriente é importantíssimo no primeiro trimestre da gravidez. Isso porque diversos estudos têm ligado a falta desse nutriente à má-formação fetal como, por exemplo, a hidrocefalia. O ácido fólico é encontrado nos mesmos alimentos que o ferro, porém sua concentração é menor. Por esse motivo a maioria dos médicos prescreve um complemento para garantir que a gestante esteja ingerindo uma quantidade suficiente de ácido fólico. No entanto, nunca tome qualquer complemento durante a gravidez sem o conhecimento do seu médico.




Por fim, vale lembrar que não basta dar atenção apenas ao que se come. As futuras mamães devem, mais do que nunca, beber uma quantidade de líquidos adequada, ou seja, no mínimo oito copos grandes por dia. Dar sempre preferência à água, aos sucos naturais e à água de coco que hidratam e garantem o bom funcionamento do organismo.




Postado por: Joseane Azevêdo












0 comentários:

Postar um comentário