VATEL: Uma Experiência Incrível!

quinta-feira, 19 de abril de 2012

No dia 13 de abril tive a oportunidade de ser estagiário juntamente com Sofia Cabral de um dos maiores eventos gastronômicos do Brasil que é o Vatel. Essa oportunidade surgiu primeiramente por que foi concebida por Deus e por nossa professora Cláudia Freyre, que confiou em nossa capacidade;a quem sou MUITO grato!


     Esse ano o evento foi intitulado: “Vatel o Banquete no Mundo da Magia”, embasado nos quatro elementos da natureza [terra, ar, fogo e água]. Chegamos ao local às 17h e as equipes de apoio aos chefs já estavam formadas. Ficamos na organização da mesa de doces da Donna Brigadeiro que faziam parte das “Maravilhas do Bosque”.

O evento foi dividido em quatro atos: o I Ato “Água”- Welcome Drink, realizado nos jardins, onde os convidados eram recepcionados por personagens que representavam os elementos e por um quarteto de cordas. O menu elaborado pelo chef Claudemir Barros e a convidada Paula Labaki foi sinônimo de puro capricho. Em cada finger, uma surpresa e a descoberta de um novo sabor, degustaram também, deliciosos e ousados drinks moleculares elaborados pelos  Chefs Raline Aragão e Renato Valadares. À medida que chegavam, as convidadas ganhavam uma “lembrancinha” da Hstern. 

  


No II ato “Terra”, Douglas Van Der Ley- chef- idealizador do evento-, surgiu triunfante cumprimentando os presentes, mencionou os chefs homenageados e oficialmente iniciou o banquete. 


O ambiente estava suntuosamente decorado, por uma empresa vinda direto de Salvador, [digno de filme de Hollywood]. Quando chegamos ao local do banquete comentei com Sofia, que valia os R$600,00 pago pelos convidados.



Em seguida, iniciou- se o 3º Ato “Fogo”, Banquete da Magia, onde os participantes puderam degustar deliciosas receitas das diferentes mesas, entre elas: Paleta de carneiro confit- cardápio fogo, chef Hugo Provout. Leitão a frevioca,- cardápio terra- chef César Santos. Terrine de faisão com foie gras e pistache- cardápio ar- chef Joca Pontes. Yakitori de frutos do mar- cardápio água- chef Yoshi Matsumoto. E para encantar e impressionar o público, o Ballet Alquimia se fez presente no cenário, juntamente com um grupo de Jazz.



  Para adoçar os convidados, no IV ato “Ar”, estavam presentes os Doces Encantados, que contou com duas mesas de sobremesas, a que nós ficamos, da Donna Brigadeiro e a de Sílvia Almeida, além da árvore de chocolate elaborada pela chef Ana Corina. Quando o Ato foi aberto, houve um verdadeiro “ataque” aos saborosos docinhos da Donna Brigadeiro.

A mesa,idealizada pela chef e proprietária da Donna Brigadeiro Paula Veloso e sua equipe, teve como influxo a alquimia. Ao centro existia um pentagrama, representando os elementos da natureza e os demais componentes da mesa estavam em total harmonia com a decoração do banquete. Durante a concepção de decoração e montagem da mesa Paula [que foi super simpática conosco] nos explicou como eram feitos os doces e o nome de cada um; ela pediu que ficássemos na mesa durante o evento. O que achamos ótimo, pois tivemos o privilégio de      participar e vivenciar todo o evento.



O V Ato “Etéreo”, homenageou os 50 chefs participantes e estagiários e foi aberta a Floresta Eletrônica, comandada pelos Djs Zé Pedro e Guliver.

                  

Foi de grande importância a participação neste mega evento, uma vez que serviu de engrandecimento e corroborou meu entusiasmo com o mundo da gastronomia.



Por Luis Eugênio Alves de França!


Disponível em:









0 comentários:

Postar um comentário