Filmes “gastronômicos”

sábado, 21 de abril de 2012
No período passado, no início da cadeira de Teoria e Prática dos Alimentos 1, resolvi buscar na internet alguns filmes que fossem relacionado com a gastronomia, já que gosto muito de assistir filmes e queria me familiarizar com a arte da cozinha.
Eu já tinha assistido “Ratatouille”, que conta a história de um ratinho com olfato apurado,onde ele sai da zona rural para Paris viver seu sonho de tornar-se um grande chefe de cozinha e também  “A fantástica fábrica de chocolate” onde Willy Wonka (Johnny Depp) é dono da maior fábrica de doces do mundo.
Buscando na lista me interessei em assistir o filme “Vatel, o cozinheiro dos reis”, porém não encontrei para assistir, então encontrei o filme “Sem Reservas” que na verdade é um remake de “Simplesmente Martha”. Neste filme ocorre uma disputa de chefes em um sofisticado restaurante de Manhattan, mas termina com um final feliz, pois no meio de tantas briguinhas eles acabam se apaixonando. Gostei muito, assistindo pude observar a roupa que íamos utilizar nas aulas prática. A chef (Catherine Zeta-Jones) apresenta a forma contemporânea da culinária italiana e francesa seus pratos com equilíbrio de cores, formatos e alturas. Ela faz pratos com codorna, trutas, lagostas e também sobremesas sofisticadas. Gostei bastante o filme também detalha a dedicação da chef em ir até ao mercado para escolher os alimentos frescos, isso também ocorre no filme “As férias da minha vida” neste filme mostra um chef que já está estressado por que as pessoas sempre querem tirar um ingrediente das receitas que são tradicionais e então ele encontra uma admiradora da sua cozinha.
Também assisti “Comer, Rezar e Amar”, neste Julia Roberts é uma mulher em busca de sentido para sua vida e abandona tudo para fazer uma viagem de auto-conhecimento pela Índia, Bali e Itália, onde descobre o prazer da gastronomia. Tem uma cena que ela está comendo um espaguete ao sugo com um bom vinho provavelmente, onde mostra com intensidade o prazer, o aproveitar do momento de poder se deliciar com um bom prato, mesmo depois de ler uma reportagem sobre obesidade de bebês italianos.
Então #Ficaadica desses filmes que já assisti, mas tem muitos outros que ainda desejo assistir.



Filmes "gastronômicos" que assisti


  Por: Lidia Leal









0 comentários:

Postar um comentário