Se comer, não dirija!

quarta-feira, 27 de junho de 2012

       Desde quando começaram nossas aulas práticas de cozinha no SENAC nós fizemos várias preparações que continham álcool e sempre fiquei com a dúvida se o bafômetro era capaz de pegar alguém por ter consumido uma quantidade tão pequena de vinho, conhaque ou cachaça misturada aos alimentos,  mas será que pega mesmo?
      Sim, claro que pega porque o álcool não evapora. A explicação é que quando se junta água e álcool, eles formam uma mistura especial que ferve abaixo da temperatura necessária para evaporar só o álcool puro ou só água pura. Ou seja, se colocou a mistura para ferver, os dois são eliminados, se sobrou líquido sobrou os dois também.
        Para quem não sabe, três bombons e meio (6 ml de licor cada) bastariam para elevar o nível do álcool no sangue de uma mulher de 50 kg além do limite da lei Seca brasileira. Esse resultado pode ser afetado por fatores como o estômago vazio na hora do consumo e o nível de precisão dos bafômetros.
       Abaixo tem as quantidades necessárias para ser reprovado no bafômetro (baseadas em um homem de 70 kg ou uma mulher de 50 kg).


      A punição para quem excede 0,2 g de álcool por litro de sangue é uma multa de R$ 957,70 e a soma de sete pontos na carteira de habilitação. 


Se Comer, não dirija!
Se for dirigir, não coma!


Fonte:http://mundoestranho.abril.com.br/materia/bombom-de-licor-pode-ser-identificado-no-bafometro

Por Vital Lacerda

0 comentários:

Postar um comentário