Há muitos anos atrás, na mineração...

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Achei de uma forma simples a história de um prato que surgiu na época da mineração, pelo sul e sudeste, onde se concentrava essa atividade, mas que se difundiu pelo Brasil todo, e atualmente é um prato muito apreciado por todos.





Deve ser muito bom!


"Segundo o dicionário Aurélio,  tropeiro é o condutor de tropas ou indivíduo que compra e vende tropas de gado, mulas ou éguas. Porém este termo também é usado nas regiões sul e sudeste (principalmente Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro) indo para Minas Gerais.
Nessa época, o transporte de vários tipos de  mercadorias era feito por tropas a cavalo ou então no lombo do burro. Esses homens que faziam este trajeto e guiavam os animais eram denominados tropeiros. Até a meados do século XX, eles percorreram boa parte do Estado de Minas Gerais conduzindo gado.

Durante os séculos XVII e XVIII, em Minas Gerais a mão de obra foi quase que totalmente direcionada para a mineração, o que fez com que a atividade agrícola básica ficasse comprometida, A saída foi transportar matéria prima e alimentos de outras regiões, em animais para os centros de mineração.


O feijão era misturado à farinha de mandioca, alho, cebola, torresmo, linguiça, ovos, entre outros temperos, tornando-se um prato essencial no cardápio desses homens. Daí surge o nome feijão tropeiro, em homenagem a estes integrantes das tropas."


Eu achei interessante trazer esse tema para o Facecook, porque sei que muitos gostam do prato, falam o nome, mas provavelmente não percebeu a sua origem. Pelo menos, aconteceu comigo, e agora, se esclareceu!


É isso gente, espero que tenho ficado mais claro sobre o nome desse prato tão delicioso!


By: Luanda Ramos Cruz

0 comentários:

Postar um comentário