Abacate

quinta-feira, 28 de junho de 2012

         Hola, que tal?
 


         Hoje estava escutando o Kevin Johansen + The nada, um grupo argentino que toca músicas de alta qualidade! Uma das músicas deles (a mais divertida) chama-se Guacamole! (link do clip: http://www.youtube.com/watch?v=bX4Qs2rjzJQ) e ao ouví-la me deu vontade de (comer) saber mais sobre o abacate! 

 

         Me intriga o motivo de apenas o Brasil, na América latina, consumí-lo doce. Então fiz uma breve pesquisa e eis o resultado:
   O abacate é originário das Américas, e após a época das grandes navegações foi difundido por grande parte do planeta. A etimologia da palavra varia do Nahuatl, “ahuacatl” (testículo, em referência ao formato).      
    Abacates eram conhecidos pelos astecas como “o fruto da fertilidade”. Em alguns países da América do Sul, como Argentina, Bolívia, Chile, Peru e Uruguai, o abacate é conhecido por palta.

          
      Em boa parte dos países consumidores de abacate, é comum servir se da fruta juntamente com carnes e outros pratos salgados. No Brasil, por cultura adquirida dos povos vindos do Moçambique, é natural consumir o abacate amassado (ou cortado) com açúcar.
    Em pratos salgados, muitas vezes são vistos como exóticos e  é uma relativa novidade em países de língua portuguesa, como o Brasil.
       Isto contrasta com os países de língua espanhola, como o México ou a Argentina , onde o oposto acontece e preparações doces são muitas vezes desconhecidas. 

      No México e América Central, o abacate é servido misturado com o arroz branco, em sopas, saladas, ou do lado de frango e carne.
    No Peru, são consumidos em saladas e sanduíches, ou como um prato inteiro quando recheado com atum, camarão ou frango. A versão chilena de Salada Caesar contém grandes fatias de abacate maduro.

          


       Eu morei com uma peruana nos Estados Unidos e ela me ensinou a comer abacate em sanduiches e saladas, além do Guacamole claro!! Na minha opinião, ele é muito mais gostoso nessas preparações salgadas. A textura é tão macia e fica tão harmônico junto com ingredients cítricos e apimentados, que o resultado costuma ser sempre divino!
        Eu realmente estou com muita vontade de guacamole. O que vocês acham de irmos, neste fim de semana, a algum restaurante que sirva?

Vamos vamos vamos….




Por Sofia Beliza Carneiro de Cabral


0 comentários:

Postar um comentário