E o melhor vinho do mundo é... o português Porto Quinta do Noval Vintage Nacional 2003

sexta-feira, 27 de abril de 2012
  
Foi o vencedor de uma seleção de mais de oito mil vinhos de todo o mundo. Luca Gardini, o melhor sommelier do mundo em 2010, escolheu o vinho lusitano pela "extrema elegância e personalidade que respeita tradição".


 


Gardini, prestigiado énologo, considera o Porto Quinta do Noval Vintage Nacional colheita de 2003 um vinho único no mundo, uma distinção que honra a produtora Quinta do Noval, que o avalia como uma das jóias da região do Douro.

O Vintage Nacional resistiu à filoxera, um inseto que no final do século XVIII, dizimou as vinhas nas encostas do Douro, nunca precisando de sofrer enxertos, preservando assim a "identidade da nação".

São comercializadas apenas três mil garrafas deste vinho, o que faz com que a procura seja superior à oferta, disparando o preço por exemplar. Cada garrafa pode custar entre quinhentos a mil euros, o que pode ser um bom investimento já que o Vintage Nacional poderá durar mais de cinquenta anos engarrafado,  passando de uma jovem exuberância com aromas selvagens do Douro para um vinho mais maduro.

Gostaria de degustar esse vinho já que foi considerado um vinho único no mundo, e que ele me despertasse esse lado de saber apreciar um bom vinho, pois não gostei dos sabores dos vinhos que provei até hoje.

Fonte:


Postado por Joseane Azevêdo.

0 comentários:

Postar um comentário