3ª Aula Prática: Cozinha Espanhola

sexta-feira, 13 de abril de 2012
¡Hola a todos!


Eis que, em nossa terceira aula prática de alimentos, trabalhamos com a Cozinha Espanhola. Vimos, mais uma vez, nossos conhecimentos teóricos sendo aplicados e obtivemos resultados bons e "médios"! Mas, com certeza, todos muito interessantes e construtivos. E, bem, o melhor de tudo mesmo foi ter a oportunidade de experimentar (fazendo e comendo) um pouco da culinária de mais um país, desta vez: a Espanha.

E para representá-la produzimos alguns dos seus pratos típicos, como: Polvo Vinagrete com brusquetas, Anéis de lula crocantes, Paella Valenciana, Tortilla, Bolo de amêndoas e Creme Catalana. Como vocês poderão ver, com detalhes, mais a seguir.

A turma separou-se em duplas ou grupos de três ou quatro pessoas, de acordo com o grau de trabalho de cada preparo e, em seguida, começou a "mão na massa". Cada um fazendo os pocionamentos e mise en place dos pratos em que ficaram responsáveis.


Preparos:

Polvo Vinagrete com brusquetas
Responsáveis pelo Polvo Vinagrete: Clarissa e Vital
Responsáveis pelas brusquetas: Caio e Luis


O pão, no caso como uma brusqueta, é um acompanhamento indispensável em várias das refeições espanholas, e casou bem com o Polvo Vinagrete.

Anéis de lula crocantes
Responsáveis: Denise e Luanda


Simples preparo e resultado muito bom. Faltou só um molhinho para acompanhar...

Paella Valenciana
Responsáveis: João Paulo, Luciana, Mateus, Valérius, Lídia e Joseane

A paella é um prato originalmente popular. Surgiu na Espanha, nos séculos XV e XVI, na região de Valência, e foi criada pelos camponeses que partiam para o campo com uma "paellera" ou "paella"*, arroz, azeite e sal e agregavam ingredientes da caça, legumes da estação e as sobras que possuíam. Aos poucos foi se acrescentando outros ingredientes, como o tomate, o frango, o açafrão.

*panela de ferro ou aço, redonda, raza e com duas alças - o formato favorecia o cozimento dos ingredientes por ficarem bem distribuídos.


Na nossa paella usou-se um sachê de tempero que é uma preparação de várias especiarias, onde inclui o açafrão moído - ingrediente este fundamental na elaboração de uma tradicional paella, pois assegura o aroma, sabor e a cor característica do prato. 
Devido a algumas adaptações (muito arroz, pouca proteína), acabou que não chegamos ao que hoje se considera o ideal/comum da paella. 

Tortilla
Responsáveis: Jullyane e Elder


Conjunto de alguns dos ingredientes mais apreciados no país: batatas, azeite de oliva e ovos. E embora a panela não tenha ajudado muito, o que acabou desconstruindo a forma típica, o prato ficou ótimo.

Bolo de amêndoas
Responsáveis: Caio e Luis


Úmido, fofo e delicioso! "Não deu para quem quis"! 

Creme Catalana
Responsáveis: Carla e Sofia


Muito gostoso também, mas devemos ressaltar que tivemos quase um show de pirotecnia da turma na hora de queimar o açúcar com o maçarico! Arraso! 


A Espanha incorpora muitos temperos fortes, ingredientes aromáticos e especiarias em suas receitas, assim temos ainda a cebola, o alho, a pimentas e outros itens super valorizados neste país. 
É interessante observar também que há muito uso de frutos do mar nas preparações da cozinha espanhola devido a sua geografia, que é em grande parte banhada por mar - especificamente: Oceano Atlântico, Mar Mediterrâneo -, o que favorece a atividade de pesca e uso desta coleta comum à culinária de várias regiões do país.


E, agora, alguns comentários e dicas da nossa Chef e orientadora das aulas práticas, Cláudia Freyre, sobre nossas produções.



É isso!
¡Hasta pronto!


Por Denise, Luanda, Luis e Sofia.

0 comentários:

Postar um comentário