4ª aula prática: Cozinha Portuguesa

sexta-feira, 20 de abril de 2012
Cozinha portuguesa
Olá galera da cozinha (não estou chamando ninguém de Louro José, ok!) na aula desta última quinta feira construímos e saboreamos algumas das delícias gastronômicas portuguesas e vamos explanar a experiência seguindo a ordem clássica; aperitivos e entrada, prato principal e sobremesa.



Caldo verde
Feita por Denise e Lidia
Esta sopa de couve foi eleita uma das sete maravilhas gastronômicas de Portugal e em nossa aula fizemos duas opções a tradicional com a linguiça e uma sem a linguiça para os vegetarianos presentes. Para nossa surpresa nós adoramos porque a julgar pelo nome imaginávamos algo sem sabor e nada atrativo.




Bolinho de Bacalhau

Podendo ser encontrados por toda a região Mediterrânea é também muito populares no Brasil onde é um petisco muito apreciado em restaurantes e adegas portuguesas. A primeira receita oficial do bolinho de bacalhau data de 1904, em um livro chamado Tratado de Cozinha e Copa, de Carlos Bandeira de Melo, um oficial do exército português.
Apesar de nossa receita alcançar cerca de 80 bolinhos e tendo aproximadamente 18 pessoas na aula não sobrou bolinho mediante tamanha expectativa.
Feito por Joseane e Luis


Bacalhau à Gomes de Sá
É comum que pratos tradicionais da culinária recebam os nomes de seus criadores como acontece com esta receita portuguesa de autoria de José Luís Gomes de Sá, falecido em 1926, e na época cozinheiro do Restaurante Lisbonense, no Porto, lugar em que criou a receita simples e rápida. Esta combinação perfeita de bacalhau e batata facilmente agradou a todos e deixou com inveja os que não compareceram e são fissurados em batata (oi?!! Jully ¬ ¬ )
À direita Bacalhau á Gomes de Sá (feito por Carla e Clarissa)
 e à esquerda arroz de polvo (feito por Luciana e Duanny)


Arroz de Polvo

Esta receita de é típica da região de Açores e chegou ao Brasil pela costa de Santa Catarina. Foi publicada originalmente na coluna "O polvo ao alcance de todos" em 2006. Pode servir de entrada – em pequena porção – ou prato principal, prato único de uma bela refeição.

Açorda
Prato típico da região do Alentejo feito com pão esmigalhado e temperado esta preparação está presente no campo e no litoral. É simples e fácil de fazer, sua composição – varia conforme a região – mas basicamente temos alho, sal, azeite, água e pão fatiado, a esta mistura acrescentam-se ainda ervas aromáticas como o coentro ou salsa e pode servir-se com peixe(s), camarão etc. Este prato foi uma novidade para a maioria do pessoal pois só tínhamos ouvido falar a respeito deste prato na aula teórica.


Feito por Sofia e Luanda


Pão de Ló 
O pão-de-ló – que ficou uma delícia e a todos agradou - é um dos bolos mais tradicionais de Portugal, ele é um bolo fofo feito à base de ovos, açúcar e farinha de trigo. O pão-de-ló é um dos bolos mais antigos e não era somente para sobremesa, mas dizem os mais antigos que ele era também indicado nas dietas de convalescentes e das famílias enlutadas, pois era enviado como presente ou lembrança de conforto. Era ainda oferecido junto com um copo de vinho aos condenados à morte, no momento em que subiam à forca, assim como era também o doce sempre presente nas mesas dos padres abastados e magistrados antigos.
Feito por João e Elder


Pudim de Leite
O pudim de leite, um dos maiores clássicos na mesa brasileira, tem sua origem em uma receita um pouco mais simples da culinária portuguesa, o Pudim de Priscos, receita de um abade português. À base de açúcar, gemas, água e toucinho de porco, o doce do religioso confeiteiro fazia sucesso aonde quer que fosse servido.
Pena que esta sobremesa não ficou tempo suficiente no freezer e provamos sem que estivesse no ponto certo.

Feito por Caio e Elkjaer
Pudim de Clara
Para aproveitar as claras foi feito um pudim de claras. Esta sobremesa também “não vingou” o pudim cresceu muito atingiu o teto do forno e ao abrirmos o ar que entrou o fez muchar.


Referências:
http://formiguxas.blogspot.com.br/2011/04/pudim-uma-sobremesa-de-origem.html
http://esoterismo-kiber.blogs.sapo.pt/407427.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/A%C3%A7orda_%C3%A0_alentejana


Por: Carla Pereira, Joseane Azevêdo e Lidia Leal

0 comentários:

Postar um comentário