Cuca gaúcha: Delícia dos pampas!

quarta-feira, 21 de março de 2012
        Queridos amigos, mesmo sendo um pernambucano apaixonado pela culinária nordestina, eu gostaria de dividir com vocês uma receita. Eu conheci a Cuca através dos meus avós paternos, que são descendentes de italianos, porém a cuca é de origem alemã e aqui no Brasil é típico da região sul. Quem já experimentou sabe do que estou falando, a cuca é uma das minhas comidas favoritas, e tenho certeza de que vocês irão gostar. 








Segue a receita também, não é muito complicado: 


Cuca gaúcha

1 xícara de farinha de trigo
1 envelope de fermento biológico seco instantâneo (11 g)
1/2 xícara de água
1 colher, de sopa, de açúcar

Misturar estes ingredientes e deixar o fermento crescer por 30 min. até formar a esponja.
Juntar os outros ingredientes:

1 e 1/2 xícara de açúcar
1 pitada de sal
1 xícara de leite
1 colher, de sopa, de óleo
100 g de margarina
2 ovos
4 xícaras de farinha de trigo

Mexer com colher até obter uma massa homogênea. Deixar crescer por 30 min. Untar uma assadeira bem grande (ou duas médias) e colocar a massa. Deixar crescer novamente, mais 30 min. Colocar bananas em rodelas ou maçãs fatiadas sobre a cuca e espalhar a farofa por cima. Para fazer a farofa:

2 colheres, de sopa, de margarina gelada
5 colheres, de sopa, de açúcar
1 colher, de sopa, de farinha de trigo


Amassar com os dedos até formar uma farofa. Levar a cuca ao forno à 200º por 25 a 30 min. Se a assadeira for pequena, a cuca crescerá demais e será necessário mais tempo no forno, até que um palito espetado no centro da cuca saia seco.

O segredo da cuca é crescer 3 vezes: a esponja, a massa e já colocada na forma. Ela irá crescer ainda mais no cozimento. Por isto, use assadeira grande! 



Uma dica que eu dou, como acompanhamento para a Cuca, depois de pronta adicionam alguma Chimia ( Schmier), para que não sabe o que é, a chimia se parece com uma geléia, e é feita artesanalmente, e é mais encontrada no sul também. Meus sabores favoritos são de Figo e de Morango, experimente essa sobremesa típica dos pampas.






Fonte: http://papo-na-cozinha.blogspot.com.br/2006/09/receita-de-cuca-gacha.html


Por Mateus Escobar Torresini






    
       
   

2 comentários:

{ Facecook } at: 25 de março de 2012 às 09:22 disse...

Mateus,

acho que você poderia fazer uma p gente ;D
fiquei com muita vontade de comer! hahha

beijo
LUMA

{ Petunia } at: 22 de junho de 2013 às 06:03 disse...

Sou do Sul, mas morando em São Paulo, e aqui não tem chimia (pra mim a melhor é de coco com abobora) tem umas coisas parecidas. Fiquei muito feliz em ver essa receita, pois acho que vai ficar igual as cucas da colonia, que são diferentes das cucas de padaria. Estou louca para fazer, e vou colocar coco no recheio.
Abraço.

Postar um comentário