O bolo de rolo é Pernambucano

domingo, 18 de março de 2012





O bolo de rolo foi reconhecido como Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado de Pernambuco (Lei Ordinária nº 379/ 2007). Alguns estudiosos dizem que sua origem vem de um bolo português chamado de “colchão de noiva”, contam que quando as damas de Portugal vieram para o Brasil, sentiram falta de alguns ingredientes para fazer suas receitas, neste caso as nozes, ingrediente “fundamental” deste bolo português, no entanto elas tiveram a brilhante ideia de adaptar esta receita utilizando um fruto nativo e abundante no nordeste brasileiro, a goiaba. Esta receita com certeza foi aprovada por muitos portugueses e brasileiros, com o tempo a massa foi ficando cada vez mais fina, porém mantendo seu formato cilíndrico.

        Outras pessoas dizem que sua receita deriva a do rocambole, porém esta tese não se sustenta, pois o bolo de rolo surgiu bem antes do rocambole e possui algumas diferenças, o bolo de rolo possui quatro camadas, enquanto rocambole possui apenas uma, o rocambole é feito com a massa de pão de ló e o bolo de rolo é feito com margarina.
Depois de anos o bolo de rolo passou a ser um doce bastante versátil, sendo recheado com geleias, doce de leite, brigadeiro, baba de moça, ameixa, etc.
Em particular amo bolo de rolo, no facebook há uma fan page chamada amo bolo de rolo:http://www.facebook.com/amoboloderolo  
Vale a pena conferir o que é nosso!
Receita de Bolo de Rolo
Ingredientes:
250 g de açúcar
250 g de manteiga
5 ovos
300 g de farinha de trigo
300 g de goiabada


Modo de Preparo:
Misture o açúcar e a manteiga, junte os ovos e bata até obter um creme esbranquiçado. Misture a farinha com a ajuda de um fouet, mexendo de baixo para cima. Unte e polvilhe, com farinha de trigo, uma forma, coloque uma pequena (pequena mesmo) quantidade de massa e espalhe com a ajuda de uma colher. Leve para assar em forno pré-aquecido. Ele assa muito rápido. Depois ainda morno, desenforme. Dissolva a goiabada com um pouco de água, no fogo. Pegue o bolo coloque em cima de um pedaço de papel manteiga, passe a goiabada (bem pouco) e enrole como um rocambole. Corte as extremidades e passe o bolo enrolado no açúcar cristal.





Por: Lidia Leal




 

0 comentários:

Postar um comentário