नमस्कार, दोस्तों!

sábado, 10 de março de 2012
OI gente (:
 A tradução do título desse post é: Saudações, pessoal! Na idioma híndi, que é um dos oficiais da Índia, país que vou mostrar um pouco da gastronomia.
         Como vamos trabalhar esse semestre na faculdade, "Cozinhas do Mundo", achei interessante saber um pouco mais da culinária indiana, que ao meu ver, não é muito popular entre nós. Vendo aqui uns sites pra postar algo, achei esse que segue agora. E uma das caracteríscitas marcantes nessa culinária, é a presença das especiarias, mas vejam o post e fiquem mais por dentro:

        O incompáravel aroma da Índia, não consiste só na fragrância do jasmim, das rosas frescas ou do sândalo. É também, o aroma das especiarias, que são tão importantes na culinária local, sobretudo na preparação do famoso "curry"
O cozinheiro indiano possui mais de vinte e cinco tipos de especiarias em pó para preparar seus prato, que servem também como propriedades medicinais. Você poderá saborear vários pratos com verduras, dos quais existem várias receitas para poder prepará-los. Os pratos de carne são igualmente excelentes. O Rogan Josh ( cordeiro ao curry ), o Gushtaba ( almôndegas com especiarias ao molho de iorgute ) e o deliciosos Biryani ( Frango e cordeiro com arroz, com sabor de laranja, temperado com açúcar e água de rosas ).
Rogan Josh

Gushtaba

Biryani

              A culinária indiana é rica, cremosa e possui uma deliciosa mistura de especiarias. O sempre popular Tanduri ( frango, carne ou peixe temperados com ervas aromáticas e assados em forno de barro ) e os Kababs são especialidades do norte. No sul, você não pode deixar de experimentar o "chutney" de coco, nem o "sambar" com "idli"ou o "masala dosa" ( feitos com arroz fermentado e lentilhas ). Há também pratos extraordinários como o "vadasambar", o "bajji", o "raitas" ( iorgute com pepinos e menta ). O coco é um ingrediente importante da cozinha do sul da Índia. Na costa oeste, há uma grande variedade de peixes e mariscos : o pato de Mumbai ( peixe conhecido como Bombloe, frito ou com curry ) e o "pomfret" ( salmão indiano ) são algumas entre as muitas especialidades.

Mapa gastronômico da Índia
           Outras são o Dhan Sak ( cordeiro ou frango feito com lentilhas, ao curry ), o Parsi e o Vindalu na salmoura. O peixe também é importante na cozinha de Bengala, um exemplo é o Dahi Mach ( peixe ao curry com iorgute, comsabor de curcuma e gengibre ) e o Mailai ( lagostins ao curry, com coco ). No sul da Índia, a base da alimentação é o arroz, e no norte, são as tortas, como os Puris, os Chapatis e o Nan. Também é muito comum, o iorgute acompanhado de curry ou de uma variedade de "Lassi", açucarado ou com "masala".
           Os principais doces são pudins feitos com leites, torytas e crepes. Em toda a Índia, pode-se saborear o Kulfi ( um sorvete típico indiano ), Rasgullas ( bolas de creme de queijo com sabor de água de rosas ), Gulan Jamuns ( farinha e leite com xarope doce ) e Jalebi ( lentilhas fritas, banhadas em caramelo ). Além disso, há uma grande quantidade de frutas tropicais e da zona temperada Também existem sobremesas ocidentais. É costume indiano comer coma as mãos ; mas, lembre-se que é somente com a mão direita.

Kulfi

Jalebi
           Há também uma grande variedade de petiscos irresistíveis em cada esquina, como os Samosas, frituras, Dosa e Vada. Os turistas mais conservadores podem conseguir comida ocidental, em qualquer restaurante. O chá é a bebida favorita dos indianos, e suas variedades são famosas em todo o mundo. Geralmente, são preparados com açúcar e leite. O café é muito popular no sul. Existem bebidas refrescantes como o Nimbu Pani ( refresco de limão ), o Lassi ( creme de leite mesclado ) e a água de coco, bebida diretamente na fruta. Em todas as partes, você encontrará refrigerantes, agua mineral e bebidas alcoólicas ocidentais. A cerveja e a genebra indianas podem ser comparadas às melhores do mundo, e nào são caras Porém, você deve ter uma autorização para consumir álcool, em Tamil Nadu e em Gujarat.
          A culinária indiana é imensa. Você encontrará comidas picantes ou não, conforme o seu gosto, e elas não são caras, mesmo nos hotéis de luxo. Não é de se surpreender que a culinária indiana é a terceira mais popular do mundo, e não será uma surpresa se ela vir a ser primeira.

Post by: Luanda Ramos Cruz
Fonte: Portal São Francisco(http://www.portalsaofrancisco.com.br/)

3 comentários:

{ Facecook } at: 10 de março de 2012 às 13:29 disse...

eu jurava que tinha sido que tinha postado isso hahahaha

Jully

{ Beliza Cabral } at: 10 de março de 2012 às 15:01 disse...

Como jully?

Sofia

{ Facecook } at: 13 de março de 2012 às 17:07 disse...

*eu jurava que tinha sido elder que tinha postado isso hahahaha

desculpa hehe

Jully

Postar um comentário