Ewerton Jhonata

sábado, 31 de março de 2012 2 comentários

Olá companheiros de cozinha!
Aqui estou de volta para mais um grande feito ocorrido neste mês de março que se finda: a volta desta pequena que agora vos fala à cozinha. Mas, calma aí! Quem é Ewerton Jhonata? Será mais um galã de uma nova novela? Ou jogador de futebol? Hummm será mais um astro do sertanejo universitário? Não! Definitivamente, não! Porque eu não curto sertanejo universitário. Tá claro?! Todavia, esse nome não remete a nada gastronômico, correto? Bom, vamos ao que importa e logo mais tudo esclarecerei.
Voltei à cozinha para fazer um bolo de macaxeira. Ingredientes:
1Kg de macaxeira crua ralada
250g de manteiga
2 xícaras de açúcar
3 ovos
1xícara de trigo com fermento
1 coco ralado
Esse bolo não leva líquido como de hábito nos outros bolos, basta fazer a massa acrescentando a macaxeira e o coco no final, nessa ordem e levar ao fogo.


      
Gostamos de cortá-lo em cubos e, se me permitem mais uma dica, coma no dia seguinte, fica muito melhor.
Ahhh o Ewerton é um grande amigo que há alguns anos passou a morar no Mato Grosso e a cada dois anos, mais ou menos, vem passar as férias aqui, ele com mais cinco rapazes - incluindo meu irmão, cresceram todos juntos – vão à praia, cinema, jantar fora, fazem churrasco, enfim, “pintam e bordam” e, sempre que chega o Ewerton nos procura, a mim e minha mãe, desesperado pelo bolo de macaxeira que ele tanto gosta.
Eis que vos apresento Ewerton Jhonata.


                                                          CARLA PEREIRA

Vingança dos nerds (na cozinha): nuggets e supermiojo.

terça-feira, 27 de março de 2012 0 comentários
Muito bom o vídeo que os meninos do  @piadasnerds .
ENJOY!!! É hilário.




E próximo são eles tentando fazer cookies.






Fonte 1
Fonte 2

Clarissa C. Pontes.

E se as empresas fossem mais sinceras em seus slogans?

0 comentários
Vi uma matéria engraçada hoje e resolvi só mostrar aqui as que tem haver com o princípio do blog.






E ai, vocês sentiram falta de alguma marca?

Fonte
Clarissa C. Pontes.

Regras de etiqueta: não custa nada saber

segunda-feira, 26 de março de 2012 0 comentários

 
Quem já foi a um bom restaurante ou foi convidado para um jantar importante e na hora de se servir ficou em dúvida de como agir? Ou ficou esperando a pessoa do lado começar para fazer igual? Para quem já passou por essas situações vou colocar algumas dicas de como se comportar à mesa.

1 - Sabe aquele guardanapo de tecido, devem ser usados sobre as pernas. Quando você for se levantar, coloque-o sobre a toalha, à esquerda do prato, sem dobrar.
2 - A comida deve estar sempre à sua esquerda e a bebida, à sua direita.
3 - Deve-se sempre esperar que todos se sirvam para começar a comer e sempre comer de boca fechada e nunca comer bastante a ponto de sair passando mal.
4 - Os cotovelos não devem ficar em cima da mesa.
5 - Não é obrigatório deixar restos de comida no prato, a não ser que você não goste da comida.
6 - Nunca parta o pão com a faca, muito menos com os dentes. O pão já deve vir cortado e no caso de vir inteiro, separe um pedaço com a ponta dos dedos em cima do prato, se tiver, e leve-o à boca pedaço por pedaço. Não molhe o pão em café, molho ou qualquer outro líquido.
7 - Quando terminar de comer, não empurre o prato e nem retire-o da mesa. Coloque a faca acima do garfo ou à direita dele e o garçom recolherá.
8 - Não precisa encher muito o seu prato. Você pode se servir mais de uma vez.
9 - Sempre que for beber, limpe os lábios para não deixar marcas de batom e gordura nas bordas das taças e copos.
10 - Caso algum talher caia no chão, ignore. Pegue algum outro que esteja disponível ou acene discretamente ao garçom para que ele lhe traga.
11 – Não deixe os talheres metade pra dentro e metade para fora do prato, parecendo remos.

Curiosidade: Canhotos que não conseguem cortar os alimentos com a faca na mão direita esperam que o primeiro prato seja servido e então, com naturalidade, trocam de lado os talheres e usam a faca na esquerda e o garfo na direita. Com os copos fazem a mesma coisa. Quando terminam de comer, deixam a faca à direita do garfo, dentro do prato servido, como fazem os destros.

Enfim, são várias dicas, mas dá para lembrar de muitas delas. Aposto que vai ajudar a evitar muitos micos.



Por Vital Lacerda




SENAC 1ª Aula

domingo, 25 de março de 2012 2 comentários






Cozinha Italiana







Salve pessoal, bem hoje nosso post será temático (“Tá é ruim, né?!” rsrs), afinal começaram hoje nossas aulas práticas no SENAC da disciplina de TPA2 (Teoria e Prática de Alimentos), no semestre passado tivemos TPA1 e vimos a parte de cozinha fria (Garde Manger), na disciplina atual veremos a parte de cozinha quente.
Então fica combinado assim, nas quintas, ou sextas, as postagem serão relacionadas com a aula prática que tivermos, e cada postagem será realizada por um grupo já definido, a de hoje os responsáveis são os alunos Caio Cesar, João Paulo e Valérius Vinícius.
Bem, ontem, quinta-feira, 22 de março de 2012, a nossa aula foi sobre Cozinha Italiana, e fizemos 7 preparações diferentes, foram elas:
Salada Caprese, pelos alunos Caio Cesar e Elder Virgínio; Gnocchi, pelos alunos Duanny Thay,s Mateus Escobar e Luciana Ramos; GnochiRagu à Nolonhesa, preparada pelas alunas Carla, Joseane e Lídia; Molho Pesto, pelo aluno Valérius Vinícius; Polenta, por Jullyane Freitas e Vital Lacerda; Molho Bechamel com Gorgonzola, por Luanda Ramos e Luis Eugênio; e Espaguete à Carbonara, pelas alunas Denise Maria e Sofia Cabral.
Gostariamos muito de por todas as receitas aqui, porém  a postagem ficaria muito extensa, então pensamos por ao menos duas.

Começando pela Polenta, que levava 500g de farinha para polenta, 1 litro de água fervente, 1 litro de leite integral quente, 200g de manteiga e 400g de queijo parmesão.
No preparo, junta-se a água quente ao leite e tempera-se com sal. derrama-se a polenta EM CHUVA (nunca mais esqueçam desse termo!) sobre a mistura em cozimento, sempre mexendo-a. Deixar cozinhar por 45 minutos sempre mexendo e quando estiver bem espessa e cremosa, adicionar a manteiga e o parmesão. Ao fim, aguardar 5 minutos pra "fazer a festa".



Depois, Molho Bechamel com Gorgonzola. De ingredientes temos 1 litro de leite integral (que foi aquecido com cebola piqué para liberar o sabor do louro e do cravo), 3 colheres de sopa de manteiga, 3 colheres de sopa de farinha de trigo, noz moscada rala (quanto basta), meia cebola ralada, 100 gramas de queijo gorgonzola, sal e pimenta do reino a gosto.
Começamos aquecendo a panela com manteiga que ao derreter deve ser colocada a cebola ralada e deixá-la suar, em fogo baixo para não queimar. Mexer até ficar macia (transparente). Em seguida, adicionar farinha de trigo e mexer até ferver. Retirar do fogo e ir adicionando o leite aos poucos. Depois voltar a panela ao fogo baixo sempre mexendo até que fique cremoso. Temperar com o, a pimenta e a noz moscada e ao final do cozimento adicionar o queijo gorgonzola.








Por Valérius Vinícius, João Paulo e Caio Cesar. Ps: tivemos alguns problemas com as fotos tiradas em aula, desculpem





Conexão Paris

3 comentários
Oi gente,
Como sou monitoria da disciplina de TPA 2, tomei a liberdade de postar no blog de vocês :D

hoje vim compartilhar um blog bem legal que achei nessas horas de ócio na net..
O Blog é http://www.conexaoparis.com.br
ah, e também tem a página no facebook.. http://www.facebook.com/conexaoparis
A blogueira é Maria Lina, uma historiadora mineira que mora em Paris desde 1983. Ela tenta mostrar Paris de uma maneira bem interessante, e dá dicas ótimas p/ quem vai visitar a cidade. Tem muita coisa legal!

Eu sempre fui louca p/ conhecer Paris, e agora mais ainda!
Lá no canto direito ela divide as postagens por tema, e tem vários que me interessam, passei um bom tempo lendo sobre vários assuntos ligados a nossa disciplina, por isso resolvi compartilhar com vocês.
Espero que gostem!

ai vai os links diretos já p/ os posts relacionados à gastronomia e afins..

http://www.conexaoparis.com.br/category/gastronomia/

http://www.conexaoparis.com.br/category/artigos-para-cozinha/
essa parte Jully vai adorar!

http://www.conexaoparis.com.br/category/cafes/
fiquei enlouquecida com as fotos, dá vontade de comer tudo!

http://www.conexaoparis.com.br/category/casas-de-cha/

http://www.conexaoparis.com.br/category/cursos-de-culinaria/

http://www.conexaoparis.com.br/category/restaurantes/

http://www.conexaoparis.com.br/category/vinhos/
Vivi, essa eu lembrei de tu! É bem legal também...


Por Luma Santos

A pizza mais pedida no Brasil

sábado, 24 de março de 2012 2 comentários

        Como nós tivemos aula de cozinha italiana essa semana eu resolvi falar sobre uma paixão nacional que vem direto da Europa, a pizza. Ela pode ser de mussarela, calabresa, napolitana, marguerita, portuguesa, e de muitos outros sabores, mas qual é a preferida dos brasileiros?
        Há mais 50 mil pizzarias no Brasil, entre estabelecimentos formais e informais, diante disso foi feita uma pesquisa para descobrir as mais pedidas em todo o Brasil.
        Nessa pesquisa surgiram alguns dados interessantes que mostram a massa fina como a preferência nacional; a borda com em média 2,6 centímetros; somente 5% das pedidas são doces; há em média 10 azeitonas por pizza e usa-se em média 275 gramas de mussarela em cada uma.
        Mas o dado mais interessante mostra que a mais pedida é a de calabresa com 30% da preferência, a marguerita e portuguesa vem logo em seguida com 21% cada, acompanhadas pela de frango ao catupiry com 16%, mussarela com apenas 8% e por fim a napolitana com 4% dos pedidos.


Por Vital Lacerda

Sushi fluorescente!

sexta-feira, 23 de março de 2012 0 comentários

     Nos Estados Unidos a moda agora é o sushi fluorescente, ou seja, que brilha no escuro. Para produzir este prato um tanto diferente eles usam um peixe chamado Glofish que nada mais é do que uma marca de peixe-zebra geneticamente modificado e fluorescente, que pode ser comprado em lojas de animais. Esses peixes, na verdade foram modificados em laboratórios e criados para com seu brilho detectar poluentes ambientais em rios.
       Só que com um pouco de criatividade dos norte-americanos eles passaram a ser usados na preparação da comida japonesa. Eles podem ser encontrados de diversas cores, como vermelho, laranja, roxo, verde e azul. Enfim, fica a curiosidade se é gostoso, ou não, e se a língua da gente também fica brilhando...



Fonte:http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/1,,EMI299350-7770,00.html

Por Vital Lacerda

Salão Vinhos e Sabores de Braga

0 comentários



Olá galerinha, para os apreciadores de vinhos aqui vai uma pequena informação...

O evento Salão Vinhos e Sabores de Braga iniciou ontem dia 22 de Março e será até domingo, 25 de Março, e está acontecendo no Parque de Exposições da cidade minhota.
O Salão Vinhos e Sabores é uma feira anual que acontece de maneira simultânea com a exibição portuguesa AGRO e expõe um dos produtos mais emblemáticos do país com a presença de produtores, engarrafadores, cooperativas e representantes da indústria do vinho.

A Feira - Salão de Vinho e Sabores 2012 é um certame monográfico dedicado a um dos mais importantes e prestigiados produtos nacionais, e que se realizará em paralelo com a Agro 2012.
A edição do Salão do Vinho 2012 procura contribuir para a consolidação deste importante produto característico do nosso país, aproveitando, desde logo, a projeção internacional e o impacto mediático da Agro, de forma a afirmar o Salão do Vinho como um evento capaz de promover eficazmente o vinho.
O papel e importância da Feira - Salão de Vinho e Sabores 2012, para além dos aspectos comerciais, sempre decisivos neste tipo de eventos resulta também das vertentes formativa e informativa que haverá a oportunidade de desenvolver em simultâneo com o desenrolar do certame propriamente dito.
 Entre os visitantes encontram-se exportadores, distribuidores, vendedores atacadistas e varejistas de bebidas, gerentes de catering, hotéis, restaurantes, supermercados e hipermercados e o público em geral.

Localização: PEB Parque de Exposições de Braga, Av. Dr. Francisco Pires Gonçalves / P.O. Box 60 / 4711-909 Braga (Braga, Portugal)

Horários/ Exposição
Dias 22, 23 e 24 de Março de 2012:
das 10h00 às 23h00 (Grande Nave/Pavilhão)
Dia 25 de Março: das 10h00 às 20h00

 

Então para os interessados e apreciadores do bom vinho vai aqui esta dica de um evento bastante informativo e além de tudo agradável.

Até mais!


Fonte: http://sogourmet.blogspot.com.br/2012/01/feira-salao-vinhos-e-sabores-2012.html


Por: Joseane Azevêdo.


Pernambuco Restaurant Week

quarta-feira, 21 de março de 2012 4 comentários

O Pernambuco Restaurant Week é um dos eventos gastronômicos mais importantes do mundo. Reunindo nomes como: Oficina do Sabor, Nez, Adega, Barleus, Bazza, Juanito, Sumô, Domingos, Evoke, Bistrô La Fundue, Jalan Jalan, It, La Cuisine, Beijupirá, Ça Vá, Benedictus, Café Porteño, Dom Ferreira, Famiglia Giuliano, Dalí, Eki, Giardino, Patuá, Tio Armênio, Pantagruel, Coreetuba e La Pasta Galleria, o evento vai acontecer em duas etapas. A primeira, restrita aos clientes Mastercard Black e Platinum (RYYYYCOS!!!!), vai de 26 de março a 1° de abril e a segunda, para o público em geral, vai de 2 a 15 de abril. A novidade desta edição é a inclusão de restaurantes do Sertão ao festival, além dos locais tradicionais, como recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Fernando de Noronha, Porto De Galinhas e Gravatá. Os menus tem preços fixos de R$ 31,90 + R$ 1,00 no almoço R$ 43,90 + R$ 1,00 no jantar, onde este R$ 1,00 acrescido ao valor do menu será doado a Orquestra Criança Cidadã.
Eu, como cliente e fã desse evento, garanto que é satisfação garantida! Vamos lá apreciar uma “boa comida” e ajudar na doação para a Orquestra Criança Cidadã.



por: Jullyane Freitas


Cuca gaúcha: Delícia dos pampas!

2 comentários
        Queridos amigos, mesmo sendo um pernambucano apaixonado pela culinária nordestina, eu gostaria de dividir com vocês uma receita. Eu conheci a Cuca através dos meus avós paternos, que são descendentes de italianos, porém a cuca é de origem alemã e aqui no Brasil é típico da região sul. Quem já experimentou sabe do que estou falando, a cuca é uma das minhas comidas favoritas, e tenho certeza de que vocês irão gostar. 








Segue a receita também, não é muito complicado: 


Cuca gaúcha

1 xícara de farinha de trigo
1 envelope de fermento biológico seco instantâneo (11 g)
1/2 xícara de água
1 colher, de sopa, de açúcar

Misturar estes ingredientes e deixar o fermento crescer por 30 min. até formar a esponja.
Juntar os outros ingredientes:

1 e 1/2 xícara de açúcar
1 pitada de sal
1 xícara de leite
1 colher, de sopa, de óleo
100 g de margarina
2 ovos
4 xícaras de farinha de trigo

Mexer com colher até obter uma massa homogênea. Deixar crescer por 30 min. Untar uma assadeira bem grande (ou duas médias) e colocar a massa. Deixar crescer novamente, mais 30 min. Colocar bananas em rodelas ou maçãs fatiadas sobre a cuca e espalhar a farofa por cima. Para fazer a farofa:

2 colheres, de sopa, de margarina gelada
5 colheres, de sopa, de açúcar
1 colher, de sopa, de farinha de trigo


Amassar com os dedos até formar uma farofa. Levar a cuca ao forno à 200º por 25 a 30 min. Se a assadeira for pequena, a cuca crescerá demais e será necessário mais tempo no forno, até que um palito espetado no centro da cuca saia seco.

O segredo da cuca é crescer 3 vezes: a esponja, a massa e já colocada na forma. Ela irá crescer ainda mais no cozimento. Por isto, use assadeira grande! 



Uma dica que eu dou, como acompanhamento para a Cuca, depois de pronta adicionam alguma Chimia ( Schmier), para que não sabe o que é, a chimia se parece com uma geléia, e é feita artesanalmente, e é mais encontrada no sul também. Meus sabores favoritos são de Figo e de Morango, experimente essa sobremesa típica dos pampas.






Fonte: http://papo-na-cozinha.blogspot.com.br/2006/09/receita-de-cuca-gacha.html


Por Mateus Escobar Torresini






    
       
   

Frases sobre comida em ilustrações engraçadas.

terça-feira, 20 de março de 2012 2 comentários
Peranbulando em uma madrugada dessas me deparei com o blog: Frases Ilustradas.
O blog é repleto de frases engraçadas e engraçadas ilustrações. 
Essas ilustrações são feitas pela Céo Pontual, que edita o Frases IIlustradas. São feitos a parti dai imãs e adesivos de decoração e a venda é feita no próprio blog. Tem um link só de comida!



















Publicado por: Clarissa Pontes.

Formigas no prato

0 comentários



O designer Re Jin criou uma linhas de pires, xícaras e pratos repleto de formigas. A situação tão desagradável de encontrar formigas nos utensílios da cozinha agora ficou bem divirta, não acham?

Gostou? Quer ter um desses em casa? Se ficou com vontade de ter um desses, você pode comprar itens como os acima  no site Bailey Doesn’t Bark 


 
 
 
 

Publicado por: Clarissa Chagas Pontes.

Skol lança ovo de Páscoa feito de cerveja

0 comentários


Em clima de Páscoa e pronta para deixar o coelhinho bêbado, a Skol juntou cerveja e chocolate, ISSO MESMO! Ele foi criado pela Folie chocolateria e a Skol (é claro), o nome dessa novidade? "Redondinho". Ele é feito de chocolate trufado e tem Skol em seu recheio.

Segue uma frase do diretor de marketing da Skol:  
“Criamos um ovo feito com cerveja para presentear nossos fãs mais engajados e também daremos a oportunidade para aqueles que são apaixonados pela marca comprarem a novidade”, afirma Pedro de Sá Earp.

Qual a forma de divulgação? A página do facebook da cervejaria. Agora mais importante, como adquiri? A marca irá presentear aqueles que mais interagem com a Skol na web e também fará uma ação em que os fãs que se marcarem nas fotos postadas do ovo Skol no Facebook, receberão o kit em casa.
O ovo vai estar a venda a partir de 27 de março. Além disso ainda tem um miniengradado, com 6 unidades.


Eu particularmente amei a estratégia de marketing mas acho que o gosto de ovo de Páscoa não deve ser muito bom.




Engradado com ovos de Páscoa da Skol 





Fonte: Revista Exame.
Publicado por: Clarissa Pontes.

Carl Warner e suas "Foodscapes".

0 comentários
Indo além dos trabalhos da fotografia tradicional, o artista londrino Carl Warner, inova ao incorporar as suas obras os mais diversos tipos de alimentos. Com uma série chamada "Foodscapes", ele varia e consegue uma bela sequência de "paisagens comestíveis".
Depois de passar horas em uma escolha minuciosa entre brócolis, rabanetes e outros, Warner "enclausura-se" em seu estúdio até conseguir o resultado desejado, fazendo o trabalho em etapas e com o cuidado para que nada murche até o fim da fotografia. 

Confira e delicie-se !!



                                         Uma competição de balões!

                                         O bucolismo de uma floresta de brócolis!

                                         A calmaria de uma fazenda do interior!

                                         O fundo do mar mais colorido do mundo!

                                                      Um cenário alpino de bacon, mortadela e presunto !

                            Hora da criação!


Dois vídeos só para finalizar. 


http://www.youtube.com/watch?v=KZnAloZXo1Q&feature=related  (2:26 min)



http://www.youtube.com/watch?v=2P_AAky578o&feature=related  (4:50 min)
                                                    

Para conferir mais, acesse:  http://www.carlwarner.com/warner.html

                                http://arte-factoheregesperversoes.blogspot.com.br/2010/03/carl-warner-1.html 
                      (aqui você confere uma homenagem do artista a cidade de Londres)

Por Elder Virgínio.